História

Fundação
da FCE

A Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE/UERJ)  foi fundada em 12 de outubro de 1930, conforme consta em sua ata de fundação, com o nome de Faculdade de Ciências Econômicas do Rio de Janeiro. 

Sua criação se deu de acordo com o Decreto Federal nº 17.329, de 28 de maio de 1926. É assim a mais antiga faculdade de economia do país, tendo como fundador o professor Antonio Pedroso de Lima, que exerceu o cargo de diretor durante os treze primeiros anos.

Fachada da Pimeira Sede da FCE

Criada em 28 de maio de 1926, pelo decreto federal nº 17.329, a FCE detém o título da primeira Faculdade de Ciências Econômicas do país!

O Brasil vivia um salto evolutivo na economia com o governo de Juscelino Kubtschek e seu lema 50 anos em 5.

Usina de bombeamento de água do Rio São Francisco construída próximo ao período de fundação da Universidade.

Durante esses três quartos de século, sua evolução institucional a levou a pertencer à Universidade do Rio de Janeiro (URJ) nos termos da Lei Municipal nº 547, de 4 de dezembro de 1950.

Em 1960, com a mudança da capital federal para Brasília e a criação do estado da Guanabara, foi alterado o nome para Universidade do estado da Guanabara (UEG). 

Juscelino Kubitschek estava à frente da presidência do país no período.

Após a fusão dos estados da guanabara e do Rio de Janeiro, passou a pertencer à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Além de oferecer cursos de graduação diurno e noturno, a FCE criou em 2002 o Programa de Pós-Graduação em Economia, inaugurado com a implementação do Curso de mestrado no ano 2003.

Reprodução da Ata de Fundação da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ.